Proteção aos Refugiados da Coreia do Norte: Um Estudo Acerca da Relação China-Coreia e do Princípio do 'Non-Refoulement'

 


(imagem: https://edition.cnn.com/2023/07/25/asia/north-korea-china-visit-intl-hnk/index.html)


por Rodrigo S. F. Gomes



Resumo: O presente estudo se desenvolve acerca da grave situação de violação de direitos humanos na Coreia do Norte, e um de seus principais reflexos: a fuga de seus nacionais para a China, país fronteiriço. Ocorre que a China devolve forçadamente os refugiados norte coreanos ao seu país de origem, em desconformidade ao princípio do non-refoulement. São analisados, ainda, a natureza de jus cogens daquele princípio, os laços China-Coreia – numa tentativa de melhor compreender a prática chinesa de devolução de refugiados –, a Resolução 34/24, do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, além da doutrina especializada.

Palavras-chave: Coreia do Norte; refugiados; non-refoulement; China; jus cogens.


Dados da publicação: Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) - v. 19, 2019.

Citação sugerida: GOMES, Rodrigo S. F.. Proteção aos Refugiados da Coreia do Norte: Um Estudo Acerca da Relação China-Coreia e do Princípio do "Non-Refoulement". Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, v. 19, pp. 301-312, 2019. Disponível em: "https://revista.ibdh.org.br/index.php/ibdh/article/view/412". Acesso em: XX de Mês de Ano.




Comentários