Cooperação Internacional Espacial: da Competição à Colaboração entre EUA e URSS Durante a Guerra Fria
(imagem: https://sites.google.com/site/thecoldwarinberlin)
por Rodrigo S. F. Gomes
e
Amanda Ribeiro
Resumo: O presente artigo analisa a relação entre os superpoderosos Estados Unidos e União Soviética, no que se refere à exploração do espaço exterior, à luz do cenário da Guerra Fria. Essa relação caracterizou-se por momentos de competição, notoriamente no princípio, razão pela qual foi concebido o termo “Corrida Espacial”, mas, também, foi marcado por um improvável momento de cooperação internacional, que se tornou viável durante a détente, proporcionando a realização do Programa de Teste Apollo-Soyuz (ASTP). O estudo sobre essa contenda e a colaboração é também realizado sob o aspecto teórico da cooperação e da política internacionais, a fim de compreender os motivos pelos quais a colaboração surgiu e desapareceu fugazmente. Os fundamentos desta pesquisa são a doutrina internacionalista, o Acordo EUA-URSS, de 1972, que previa o ASTP, além dos registros históricos da Guerra Fria e da Corrida Espacial.
Palavras-chave: Guerra Fria; Exploração espacial; Programa de Teste Apollo-Soyuz; Cooperação internacional; Cooperação internacional espacial.
Dados da publicação: Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais (RICRI) - UFPB, v. 7, n. 14, 2020.
Citação sugerida: GOMES, Rodrigo S. F.; RIBEIRO, Amanda. Cooperação Internacional Espacial: da Competição à Colaboração entre EUA e URSS Durante a Guerra Fria. Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais, v. 7, n. 14, pp. 62-84, 2020. Disponível em: "https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ricri/article/view/50984". Acesso em: XX de Mês de Ano.
Comentários
Postar um comentário